Antissuborno e anticorrupção

NESTA SEÇÃO:

    Trabalhe sempre com honestidade e integridade. Nunca ofereça ou aceite suborno de ninguém, incluindo – e lembre-se, nós somos responsáveis não só pelas nossas ações, mas também pelas ações de terceiros que representam a Danaher, incluindo distribuidores, agentes de vendas, representantes, consultores e fornecedores logísticos.

    As leis em alguns países impõem penalidades adicionais por subornar funcionários públicos, mas para nós é simples: oferecer ou aceitar um suborno de qualquer pessoa, a qualquer momento, é sempre errado. 

    • Não forneça ou aceite ou propinas, nem qualquer outro tipo de pagamento indevido. 
    • Não realize . Se tal pagamento for solicitado, informe o pedido ao Departamento Jurídico.
    • Mantenha livros e registros contábeis precisos para que os pagamentos possam ser descritos e documentados de forma honesta.
    • Esteja atento aos nossos padrões de corrupção e suborno ao selecionar terceiros que prestem serviços em nosso nome. Seja vigilante e controle o comportamento destes. 
    • Esteja ciente de que não reportar um suborno ou outra atividade ilegal pode ser uma violação do nosso Código. 

     

    Perguntas e respostas

    Fui autorizado a contratar um consultor para nos ajudar a obter as licenças locais necessárias para um novo projeto. Eles pediram um retentor de $ 40.000 para "ajudar a iniciar o processo". Devo concordar com este pagamento?

    Não. Antes de contratar o consultor, você deve consultar o Departamento Jurídico ou usar o Speak Up! Antes de concordar em realizar qualquer pagamento, precisamos saber como o dinheiro será usado. A Danaher deve garantir que esse dinheiro não seja usado como suborno ou qualquer outro pagamento indevido.  

    Eu trabalho num país que geralmente é considerado de alto risco em termos de suborno e corrupção. Minha equipe precisa de aprovação de uma empresa estatal antes de podermos assinar um contrato com um fornecedor de nossa preferência para um grande equipamento. Estamos considerando pagar vários funcionários da empresa estatal e seus cônjuges para viajarem para os EUA por uma semana, para participarem de um dia de reuniões, seguido de compras e passeios turísticos. Esses funcionários não são considerados funcionários públicos de acordo com a lei local, então eu preciso obter aprovação prévia? 

    Sim, e você deve rever a situação com o Departamento Jurídico. As definições de um funcionário público nos EUA descrito na Lei sobre Práticas de Corrupção no Exterior (da sigla em inglês, FCPA – Foreign Corrupt Practices Act) e nas leis britânicas antissuborno, bem como leis semelhantes de outros países, podem ser mais amplas que as leis locais e, portanto, podem incluir funcionários da empresa estatal. Se este for o caso, a proposta de viagem para os funcionários e seus cônjuges não seria aprovada.

    Saiba mais: Política anticorrupção da Danaher