Presentes e entretenimento

NESTA SEÇÃO:

    A troca de cortesias ocasionais é muitas vezes vista como uma parte normal de fazer negócios, mas às vezes mesmo um presente bem intencionado pode ser inadequado e violar nossa política ou a lei.

    Na Danaher, os funcionários podem trocar presentes e entretenimento apenas de valores modestos, que sejam um complemento razoável para os relacionamentos comerciais e não influenciem indevidamente os outros. Nós não aceitamos ou fornecemos presentes ou entretenimento se a intenção for para preconizar uma decisão ou se for em troca de qualquer negócio, serviço ou informação confidencial.

    Ao trocar presentes e entretenimento, todas as seguintes diretrizes devem ser atendidas:

    • Deve ter um valor modesto e não ocorrer com frequência.

    • Não deve parecer influenciar ou dar a impressão de influenciar o julgamento comercial do destinatário.

    • Deve haver um propósito comercial razoável.

    • Certifique-se sempre de que os registros de presentes e entretenimento sejam precisos e reflitam a verdadeira natureza da transação.

    As seguintes práticas nunca são permitidas:

    • Dar ou receber presentes ou entretenimento durante o processo de licitação.

    • Dar ou aceitar presentes ou entretenimento luxuosos ou frequentes.

    • Dar ou aceitar qualquer presente em dinheiro ou equivalente em dinheiro (vales-presente, certificados de presente).

    • Dar ou aceitar qualquer presente ou entretenimento que possa constranger ou refletir negativamente na reputação da Danaher ou na sua reputação.

    • Qualquer presente ou entretenimento que viole as políticas da empresa do recipiente.

    • Dar presentes, benefícios ou entretenimento de qualquer tipo a um funcionário público.

    Presentes e entretenimento – Funcionários públicos

    Deve-se tomar cuidado extra ao lidar com funcionários públicos. Regras complexas regem a concessão de presentes e entretenimento a funcionários do governo (que inclui funcionários de entidades estatais). O que pode ser permitido aos clientes comerciais pode ser ilegal ao lidar com os governos. 

    • Não é permitido oferecer nenhum presente ou outros benefícios, inclusive entretenimento, a funcionários públicos.

    • Qualquer pedido de pagamento feito a um funcionário da Danaher por um funcionário público, desde que não seja o pagamento de impostos ou taxas legítimas, deve ser reportado imediatamente ao Departamento Jurídico.

    • Se tiver alguma pergunta, entre em contato com o Departamento Jurídico imediatamente.

    Lembre-se: Em muitos países onde operamos, os funcionários públicos incluem profissionais de saúde, administradores de saúde e funcionários de hospitais, bem como programas de saúde administrados pelo governo.

    Perguntas e respostas

    Um fornecedor me ofereceu dois ingressos para uma apresentação de teatro. Ele não pode vir comigo, mas disse para eu levar um amigo. Os ingressos provavelmente são caros. Eu posso aceitá-los?

    Como o fornecedor não o acompanhará, os ingressos não são considerados entretenimento, mas um presente. Você terá que obter a aprovação do seu gerente, que fornecerá uma orientação de acordo com as políticas da Danaher e de sua Empresa Operacional.

    Saiba mais: Política de presente e entretenimento no Danaher Connect