NESTA SEÇÃO:
Um "conflito de interesse" ocorre quando os interesses privados de um funcionário interferem de alguma maneira ou parecem interferir com os interesses da Danaher.
A existência de um conflito de interesse real ou potencial não é necessariamente uma violação do nosso Código. No entanto, continuar a trabalhar para a Danaher em qualquer cargo ou participar em qualquer decisão que envolva tal conflito de interesse sem o revelar é uma violação.
Se houver alguma pergunta ou revelação a fazer relativamente a conflitos de interesse, entre em contato com o Departamento Jurídico.

Revelações e aprovações
Os funcionários estão proibidos de trabalhar para a Danaher em qualquer cargo, ou de participar de qualquer decisão que envolva um conflito de interesse, a menos que o conflito tenha sido encaminhado e totalmente revelado para o gerente do funcionário, que esse gerente tenha aprovado a atividade proposta, e que o funcionário tenha seguido todos os procedimentos especiais exigidos pelo gerente para mitigar o conflito.
Além disso, os funcionários da Empresa Operacional L1 com potenciais conflitos também devem receber aprovação por escrito do Consultor Jurídico da Plataforma aplicável ou do Diretor de Conformidade da Plataforma, e os funcionários da Plataforma e da Danaher Corporation devem receber aprovação por escrito do Consultor Jurídico da Danaher Corporation ou do Diretor de Ética e Conformidade da Danaher Corporation.
Não é possível listar todas as situações que poderiam apresentar um conflito, mas há determinadas situações em que eles são mais comuns. Ser capaz de reconhecer um potencial conflito pode ajudá-lo a evitar um. Abaixo estão alguns exemplos e orientações:
-
Emprego externo – Você não deve criar qualquer vínculo ou trabalhar para qualquer empresa que não seja a Danaher ou empresas Danaher, que concorra ou pretenda concorrer com a Danaher ou que interfira com o seu trabalho na Danaher. Você também deve receber aprovação por escrito do Departamento Jurídico antes de concordar em participar de um Conselho de Administração de qualquer organização sem fins lucrativos.
-
Serviço administrativo– Os funcionários não podem participar do Conselho de Administração de qualquer empresa com fins lucrativos que não seja da Danaher, a menos que seja aprovado com antecedência pelo Vice-presidente Executivo da Danaher Corporation responsável pelas questões/empresa operacional do funcionário, ou no caso de uma Empresa Danaher, por um Vice-Presidente Executivo, o Consultor Jurídico da Danaher e o Diretor de Ética e Conformidade.
-
Interesses financeiros – Pode ser um conflito se você, um amigo ou familiar próximo tiver um interesse financeiro em uma empresa que faça negócios com a Danaher ou que poderia afetar os negócios da Danaher.
-
Relacionamentos pessoais estreitos – Trabalhar com parentes e outras pessoas com quem você tenha um estreito relacionamento pessoal pode representar um conflito de interesse. Você não deve supervisar familiares próximos ou ter um familiar próximo reportando indiretamente a você, a menos que a situação tenha sido revisada e aprovada pelos Recursos Humanos. Em qualquer outro caso, consulte seu gerente ou os Recursos Humanos para obter orientação.
-
Oportunidades de negócios – Nunca tire proveito pessoal de informações e oportunidades de negócios que você tome conhecimento através de seu trabalho na Danaher, nem compartilhe tais informações com outras pessoas para benefício próprio. Essas oportunidades pertencem à Danaher. Nomeadamente, os funcionários não podem:
- Aproveitar as oportunidades que são descobertas através do uso de propriedade, informação ou posição da Danaher para vantagem própria.
- Usar a propriedade, informação ou posição da Danaher para ganho pessoal.
- Competir com a Danaher.
Oportunidades de negócios – Considerações especiais para diretores não empregados
De acordo com a Seção 122(17) da Lei Corporativa Geral de Delaware (Delaware General Corporate Law), o conselho de administração da Danaher Corporation adotou a seguinte política distinta relacionada com oportunidades corporativas para diretores que não são funcionários e que participam do conselho de administração da Danaher Corporation ("diretores externos").
A Danaher Corporation renuncia qualquer interesse ou expectativa em receber uma oportunidade para participar, e o diretor não deverá ter nenhuma obrigação de comunicar, oferecer ou apresentar à Danaher Corporation qualquer oportunidade de se envolver em uma atividade comercial da qual um diretor externo tome conhecimento, a menos que o diretor externo tome conhecimento dessa oportunidade:
(i) Em associação com o desempenho de suas funções como diretor da Danaher Corporation, ou sob circunstâncias que deveriam levar o diretor externo a acreditar que aquele indivíduo que está oferecendo a oportunidade espera que esta seja oferecida à Danaher Corporation ou a uma subsidiária da Danaher Corporation, ou
(ii) Por meio do uso de informações ou propriedade da Danaher Corporation ou de uma subsidiária da mesma, se a oportunidade resultante for uma em que se espera que o diretor externo acredite ser de interesse para a Danaher Corporation ou uma subsidiária.
Seja proativo e, sempre que possível, evite situações que possam levar à mera impressão de um conflito de interesse. Se você se encontrar em uma potencial situação de conflito de interesse, fale com seu gerente.
Perguntas e respostas
Eu tenho fundos mútuos amplamente negociados e eles incluem investimentos em alguns de nossos concorrentes e outras empresas com as quais fazemos negócios. Isso é um conflito?
É bem improvável que isso seja um conflito. Não é um conflito de interesse, desde que seu interesse seja limitado à propriedade de títulos negociados publicamente (como ações ordinárias ou ações preferenciais) que constituem menos de dois por cento da classe aplicável. Além disso, como seu investimento é através de um fundo mútuo amplamente negociado, você não está em posição de influenciar as decisões tomadas pelas outras empresas.
Não tenho certeza do que o termo "familiar próximo" quer dizer. Os conflitos de interesse incluem pessoas com quem eu tenha relacionamentos pessoais estreitos e parentes?
Quando nos referimos a "familiar próximo", incluímos cônjuges, parceiros domésticos, filhos, enteados, pais, mães, padrastos, madrastas, irmãos, sogros e outras pessoas relacionadas a você que vivam na mesma casa. De forma mais geral, nossa política de conflitos de interesse deve abranger todos os relacionamentos próximos que possam criar um conflito de interesse real ou aparente. Embora seja impossível antecipar todas as circunstâncias, você deve se preocupar se alguma atividade ou relacionamento interferir – ou se outras pessoas perceberem que pode interferir – com sua objetividade. Se tiver alguma preocupação sobre qualquer relacionamento pessoal, fale com seu gerente.
O filho de um colega acabou de se juntar à nossa equipe. Isso é permitido?
Em geral, familiares podem trabalhar na mesma equipe ou unidade de operação, desde que o relacionamento seja revelado e adequadamente aprovado pelo gerente. No entanto, se um familiar próximo estiver em posição de contratar, supervisar ou influenciar o gerenciamento ou salário de outro parente, isso constitui um conflito de interesse que deve ser divulgado aos Recursos Humanos e tratado como descrito acima.